Workshop e ritual Celebração de Yule, o Renascer da Luz

Workshop e ritual Celebração de Yule, o Renascer da Luz e esperança, na Lua magnífica Lua Cheia de Sagitário, 10 Dezembro- 10h00-17h30
Local: Casa do Milagre, Trancoso do Meio, S. João dos Montes (a cerca 25 klm de Lisboa, perto de arruda dos Vinhos).

3º Workshop mensal integrado no curso NO CORAÇÃO DA DEUSA”, SOBRE OS ARQUÉTIPOS DO SAGRADO FEMININO©
Das 10H00-16H30: WORKSHOP
Das 16H45 às 17H30: ritual do Yule, com oferendas.

Valor do Workshop (que inclui o ritual) 40 euros. Nota. Pode participar-se apenas no ritual, por donativo.
Informações e Inscrições com Margarida Neto: neto.margarida@gmail.com
Inscrições preferencialmente até dia 30/11
Neste Workshop (10H00-16H30):
- Criamos juntas um espaço sagrado, com amor, essências, cânticos, invocações, partilha e a magia da Deusa.
- Honramos Cailleach, Ana (a Grande Mãe Universal dos povos mediterrânicos e pré-Indu-germanos, também adorada pelos povos da Lusitânia) e as Deusas mães. Trabalhamos e conectamos com o elemento TERRA: SILÊNCIO E SABEDORIA.
- Cerimónia branca da transmutação das águas das nossas dores, em esperança e poder interno renovados.
- Ritual grupal de Lua cheia: sanar, reforçar o arquétipo da MÃE; dar à Luz os nossos dons e talentos; manifestar prosperidade nas nossas vidas. A Lua cheia foi no passado um tempo de cura e de partilha dos anseios, da capacidade criadora, de poder do sangue-vida, e dos dons inatos da mulher. Vamos celebrá-los no mesmo espírito e comunhão.

- O Ritual de Yule (16H45-17H30):
Mito principal de Yule: Nascimento da Criança Divina_Luz-Sol em cada um de nós. Este renascimento não pertence a nenhuma instituição, pois È um acontecimento, uma conversão interna à Luz da nossa Alma, uma alquimia sagrada que ocorre quando nos rendemos ao Amor da Vida em Nós.
Desde o Samhain que o dia se tornou mais curto e frio e a fauna e a flora dormem profundamente. No solstício do Inverno, a Deusa grávida pressente o momento do seu filho renascer. É então que na noite mais curta do ano, fecundado no fogo da terra, o ventre materno, a criança-divina-solar renasce. É o Filho da Deusa, portador de esperanças… A tradição relativamente moderna de decorar árvores de Natal é um costume que se desenvolveu dos bosques de pinheiro associados à Grande Deusa Mãe. As luzes e os enfeites pendurados na árvore como decoração são, na verdade, símbolos do sol, da lua e das estrelas, como aparecem na árvore Cósmica da Vida. Representam também as almas que já partiram e que são lembradas no final do ano. São celebrados, o amor, a união da família e as realizações do ano que passou e a esperança na renovação da Vida na estação seguinte.
Algumas Deusas cultuadas nesta época: Isis, Athena, Hathor, Ixchel, Minerva, Démeter, Gaea, Diana, Brigid, Belisama, Arianrhod, Skuld, Aradia, Selena, Sulis, Gwenhwyfar, Blodeuwedd, Rhiannon-Epona, Befana, Holda, Maria, Tonazin, Lucina, Bona Dea, Eva, Hartha, Freya… Todas as Deusas virginais, das neves, do frio e deusas Mães.


No Yule…

“Desenvolver a fecundidade da Alma feminina, honrar a sua linguagem, sacralizar o seu sangue da Vida, desenterrar os seus rituais milenares, mudar a pela da cobra no Shamain, dançar com os lobos na Lua Cheia...
A Mulher é terra, lua, xamã e força-natureza.

Nutrir-se de silêncio, de beleza e de doçura.
Nutrir-se do riso das outras mulheres, suas irmãs.
Recolocar o seu fogo dentro e no centro de Si-Mesma, onde ele pertence.
Ser o vaso da sabedoria feminina, a Alquimista do seu destino, a transmissora do conhecimento dos mistérios da Vida e da terra.
“Enche a tua taça de rosas, a tua taça de cristal. Senta-te na janela a nascente. Toma a lua nas tuas mãos como uma bola de cristal radiante e medita na beleza da tua existência. A beleza de existires... simplesmente!”
Mulher curada, inteira, moldada pelas próprias mãos à imagem e semelhança da Luz da sua Alma.”
Vera Teresa