Locais: 1 -Templo da Deusa no Centro Alquimia do ser, R. Andrade Corvo, nr29-3º esq. Lisboa.
2 - Quinta das Murtas: R. Eduardo Van Zeller, nr 4, Sintra.
Para mais informações: Margarida Neto neto.margarida@gmail.com
1º WORKSHOP DA DEUSA E FESTIVAL SHAMAIN (Novembro)
O que é a Deusa? Uma abordagem mitológica, psicológica e vivencial. Aprender a contactar e a trabalhar com os arquétipos. A Deusa tríplice: arquétipo de cura que restaura ao equilíbrio psíquico. O aspecto “crone” ou a deusa na sua faceta anciã, sábia, guardiã dos mistérios da vida e da morte: Hécate, Perséfone, Keridwen. Invocação das Phorcydes como guardiãs da descida ao inframundo (inconsciente). Meditação: O mito de Inana. Exercício: o caldeirão de Keridwen como portal de renascimento. Aprender o verdadeiro sentido de: rendermo-nos à Vida. Para nos renovarmos e fortalecermos precisamos ser receptivos; para ser receptivos temos que estar vulneráveis como uma taça vazia, para podermos abraçar integralmente as circunstâncias presentes e receber o amor da Deusa, sob todas as formas. Cânticos e ritual de encerramento. O redespertar do eixo sagrado da mulher: ventre-coração-intuição. Introdução aos ritmos e ciclos da energia feminina. Opcional: Ritual de celebração da menopausa para as participantes que o solicitarem.
FESTIVAL SHAMAIN - PROGRAMA:
-Traçado do circulo, invocação dos 4 elementos.
- Cerimónia honrando os antepassados.
-Ritual da fogueira
Limpeza ritualística e simbólica do passado (energias e memórias que queremos deixar ir).
- Jantar: tábua de queijos, sopa de legumes, quiches vegetarianas, tarte de maça, fruta da época, sidra.
- Poesia.
- Exposição dos oráculos com partilha.
Circulo de encerramento
Olhamos para o velho ano e fazemos um balanço consciente. No fogo queimamos o velho para que o novo nos revivifique. É tempo de cortar com o passado e de assumir os lutos pelo que deixámos ir, pelo que nos deixou, pelo que já não somos mais. É também uma oportunidade para nos libertarmos do passado, para cortarmos de vez com as nossas ilusões e equívocos e seguirmos em frente com a nossa vida. Não é por acaso que ele ocorre durante o mês de Escorpião, que simboliza morte (dos instintos destrutivos, obsessões, compulsões, adições, medos, etc) e renascimento. Agora, honramos as nossas conquistas e afirmamos o que queremos co-criar no ano que agora começa. Também honramos com amor os nossos ancestrais e entramos profundo no nosso coração, pedindo-lhe que nos ensine a ler os seus sinais e sabedoria.
2º WORKSHOP DA DEUSA - CELEBRAÇÃO DE YULE, Solstício Inverno, DEZEMBRO
A face Mãe, da Deusa: a Madona negra, Kali (a mãe que desafia e rompe), Demeter e Perséfone. As Eurinias, Morrigan. Danu, Mãe de ar: rituais de protecção com este elemento. Reconciliação com o maravilhoso Arquétipo da mãe: a mãe que tivemos, a mãe que somos, a mãe amorosa que aprendemos a ser para nós mesmos. Rituais e cerimónias.
3º WORKSHOP DA DEUSA E FESTIVAL IMBOLC - FEVEREIRO
A Deusa no seu aspecto Virgem. Cailleach passa o bastão de poder a Brigid, deusa tríplice, simbolizando a renovação da vida, da integridade, da cura, da esperança. As sementes das intenções plantadas no Shamain são estimuladas pelo bastão mágico de Brigid. Os arquétipos tríplices das Graças, das Sereias e das Musas como fontes de inspiração e de sinal de alerta, a que podemos aceder no nosso inconsciente.
4º WORKSHOP DA DEUSA FESTIVAL BELTANE - MAIO
FESTIVAL LAMMAS é celebrado em Avalon (Agosto)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.